sábado, 15 de novembro de 2014

Conversor de Torque do Cambio Automático - Como funciona

Quando falo para o proprietário de carro com câmbio automático sobre o conversor de torque, vejo que muitos não conseguem visualizar seus componentes e funcionamento. Não poderia ser diferente, é um componente construtivamente até que simples, porém com funcionamento complexo.
As principais funções do conversor são:
  • Transmitir a energia entre o Motor e o Câmbio Automático dentro de uma ampla variedade de formas de condução do veículo.
  • Permitir que o motor permaneça em funcionando em marcha lenta, por exemplo, quando parado em um semáforo.
  • Suavizar o funcionamento do conjunto absorvendo  vibrações, trepidações, trancos.
  • Multiplicar o torque nas acelerações e situações de carga, como no aumento de velocidade e nas saídas a partir de uma parada.
  • Bloquear deslizamentos em situações de pouca carga e velocidades constantes, para gerar economia de combustível e baixa emissões.
Na Akikar Auto Mecânica o Conversor de Torque é considerado parte do câmbio automático e sua inspeção, limpeza e reforma, são itens obrigatórios dentro dos procedimentos básicos mínimos de reforma e conserto de câmbio automático, visando qualidade, garantia e a satisfação com o resultado do trabalho, para o cliente e para nós.


Quer saber mais sobre conserto de câmbio automático? Quer ter uma ideia de custo? Ligue para a Akikar Auto Mecânica: (11) 4127-7605

terça-feira, 11 de junho de 2013

Quebra do Diferencial

A quebra do diferencial é bem comum em veículos com rodas de tamanho especial. No caso do exemplo, é um VW Golf 2.0 Automático, com rodas Aro 20 e pneus 225/35Z R20. O diâmetro externo do pneu é aproximadamente 64 cm. Original é  Roda 6J x 15, pneus 195/65 R 15. Aproximadamente 59 cm de diâmetro externo, do pneu.
Quando uma roda tem mais tração que a outra por estar com mais aderência, pode fazer com que a outra rode em falso, até que encontre uma superfície e tenha aderência também, provocando um tranco. Dependendo desse tranco pode ocorrer a quebra.
Isso pode ocorrer em saliências e depressões na pista ou em buracos. Pode acontecer também em valetas e ao subir ou descer de calçadas. Quando há uma condição que não permite que as duas rodas tracione por igual. Quem já viu uma Kombi com um sujeito trepado no para-choque pulando para fazer com que a roda encoste no chão enquanto o motorista acelera, queimando a embreagem?
 
Observe que o pino entorta antes de quebrar:
 
Também já vi quebrar em arrancadas, quando os pneus ficam patinando.
O mais comum é quebrar o pino da planetária, mas pode quebrar a homocinética, junta tripoide ou o eixo.


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segunda-feira, 10 de junho de 2013

O primeiro câmbio automático

O primeiro carro equipado com câmbio automático:




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domingo, 25 de março de 2012

Luz de óleo acesa

A luz de óleo é representada no painel do carro, pelo desenho de uma almotolia. 

Quando essa luz acende deve-se imediatamente parar o carro em local seguro e desligar o motor, pois é uma informação importante, que por algum motivo o óleo pode estar sem pressão suficiente para continuar lubrificando o motor. Funcionar um motor sem lubrificação pode causar sérios danos, como a fusão dos pistões.

A causa para essa luz acender pode estar em um simples defeito de algum conector ou fiação ou no interruptor de pressão de óleo.

Mas pode ser também falta de óleo no motor, entupimento do pescador da bomba de óleo, entupimento de algum canal no circuito da bomba de óleo ou falha na bomba de óleo. O motivo mais comum de entupimento é a formação de borras no Carter do motor. Nesse caso um desmontagem completa do motor poderá ser necessária.



Pode ser também um desgaste nas bronzinas de mancal do motor. Isso provoca o acendimento da luz de óleo em baixas rotação do motor. Nesse caso terá que retificar.

O mais correto é, quando acender a luz de óleo, parar imediatamente e não arriscar continuar sem saber a causa do alerta, em caso de uma minima dúvida chame um guincho e leve para um Mecânico Profissional.

Para quem não conhece a almotolia, uma foto ai ao lado, esse instrumento é usado em oficinas, hospitais, cozinhas e por ai vai, pode ser de vários formatos e materiais. Na oficina é usado cheio de óleo para lubrificação em montagens.

Um abraço.

Castilho
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sábado, 24 de março de 2012

Luz de Bateria acesa

Luz de Bateria. É muito comum as pessoas acharem que quanto essa luz acende é por que há defeito na bateria do carro. Mas isso nem sempre é verdade, essa luz esta relacionada ao sistema de carga da bateria.

Quando essa luz acende a bateria não está sendo recarregada.

O motivo pode ser um defeito no alternador, componente responsável por gerar corrente e tensão para a recarga da bateria e para os consumidores de energia elétrica do veículo. Nesse caso o motor continuara funcionando enquanto houver energia armazenada suficiente para manter os componentes eletrônicos, bicos, bomba de combustível e bobinas de ignição.

Quando a "carga" da bateria acabar, o motor parara e o pior não vai mais pegar na partida. E não adiantara ficar dando tranco, pois não haverá energia para os sistemas do motor, pois se o alternador não estiver gerando e não houver nenhuma carga na bateria, nem um tranco em altíssima velocidade fara o motor funcionar. Além do risco de provocar um dano no sincronismo do motor.

E pode ser que a correia auxiliar que gira o alternador tenha quebrado. Nesses casos, em veículos onde a correia gira também a bomba d'água, o aviso no painel ganha muito mais importância.

Portanto, verifique se a correia do alternador do seu carro é também a da bomba d'água se for, quando a luz da bateria acender, verifique se não quebrou a correia, se quebrou estacione em lugar seguro e chame um guincho. Não tente chegar a algum lugar mesmo que seja pertinho, pois o motor poderá ferver e os danos serão grave.

Um abraço.

Castilho
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terça-feira, 20 de março de 2012

Câmbio Automático patinando

Eu recebo várias ligações perguntando sobre câmbio automático que "parou de andar" ou esta patinando. E ao explicar que provavelmente queimou o pacote ou falo sobre algum outro componente, eu sinto que fica uma dúvida grande sobre o que estou falando.



Na foto de um cambio automático desmontado eu coloquei os nomes de alguns componentes mais comuns encontrados na maioria dos câmbios automáticos atuais.

O torque e potencia do motor são transferidos para as rodas através do câmbio automático, então quando existe uma falha o motorista percebe que o motor esta acelerando mas o carro não responde, pode estar havendo uma patinação entre a parte motora e a parte movida dentro do câmbio automático.

A parte motora, (eixo de entrada) esta ligada ao motor através do conversor de torque
(foto ao lado). A parte movida esta ligada as rodas, através do conjunto planetária e diferencial.

O que liga a parte motora com a parte movida são os pacotes de discos, então toda a força do motor passa por estes componentes do câmbio automático.

São pacotes porque são formados por discos de aço, normalmente presos a parte motora e discos de composite, normalmente presos a parte movida, um pistão hidráulico aplica uma força sobre eles unindo-os e forçando que girem igualmente, por atrito.


Quando, a força diminui, por algum motivo, como queda da pressão da bomba por entupimento do filtro de óleo do cambio automático, os discos vão deslizar uns sobre os outros fazendo a temperatura aumentar muito até a queima ou até mesmo o fusão entre eles.

Quando a força aplicada para unir o pacote de discos é zero o câmbio automático para, porém quando essa força existe mas é insuficiente para provocar a transferência de potencia o câmbio automático patina. Patinara até que não haja mais nenhuma condição de atrito entre os discos.


É uma explicação bem simplificada. Câmbio automático é muito mais complexo, mas espero ter ajudado a melhorar a compreensão sobre o assunto.

Um abraço.
Castilho
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quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

A alavanca do câmbio automático

Se a transmissão faz a troca das marchas automaticamente, para que os veículos possuem alavanca com tantas posições?

Câmbio automático

É que cada uma das posições tem uma função, permitindo a utilização do veículo com muita segurança e melhor aproveitamento.


A posição P, de "parking", é usada com o veículo parado, estacionado, deve ser usada sempre que o motorista deixar o veículo em conjunto com o freio de estacionamento (freio de mão). Quando a alavanca esta em P, uma trava mecânica é acionada, impedindo o movimento das rodas. Nessa posição nenhuma marcha esta engatada. O motor pode funcionar normalmente e em situações de reparos dentro da oficina, por exemplo, na injeção eletrônica, é nessa posição que a alavanca deve ficar, para maior segurança.

A posição R, de "reverse", é usada para engatar a ré.

A posição N, de "neutral", é usada em situações em que é necessário que o veículo tenha movimento das rodas e nenhuma marcha esteja engatada, equivale a posição de ponto morto das transmissões manuais. Nessa posição o veículo pode ser rebocado em pequenos percursos, por exemplo para sair de uma garagem e subir puxado para uma plataforma. Nenhum veículo com transmissão automática deve ser rebocado com as rodas de tração no chão, por grandes trajetos, sob risco de estragar a transmissão por falta de lubrificação. Não aconselho rebocar nem quando o motor esta funcionando, situação em que "haveria lubrificação da transmissão" mas como constatar isso?

Nessa posição a alavanca poderá ir para a posição D sem nenhum impedimento, tornando uma posição pouco segura para se deixar o motor funcionado, em serviços de manutenção onde é necessário que o motor funcione, prefira a posição P.

A partida só é permitida nas posições P e N, nessas posições nenhuma marcha esta engatada, na posição P o veículo estará travado e na N solto, por isso atenção para o freio de estacionamento. Em alguns veículos, também é necessário pisar no freio para dar a partida. Em outros, você terá que pisar no freio para tirar a alavanca de P.

Há também uma trava na alavanca, ela pode ser um botão, ou pode ser como a da foto, em forma de recorte, forçando um movimento lateral para movimentar a alavanca. Isso é para aumentar a segurança, impedindo que marchas indesejadas, entrem por descuido.

Posição D, de Drive. Nessa posição a transmissão controlara todas as marchas disponíveis, automaticamente, de acordo com a carga e velocidade imposta ao veículo. Os veículo mais comuns possuem, ainda mais 3 posições de alavanca, porém a tendência é que a seleção manual de marchas seja feita no sistema conhecido como "tiptronic", mas cada montadora tem o seu nome para esse sistema. É mais usado em veículos com mais de 4 marchas, a estratégia é um pouco diferente para o controle manual das marchas, mas as funções de dirigibilidade e segurança são as mesmas ou até melhor.

Posição 3, é usado para "cortar" a sobre marcha (over drive, O/D) ou a quarta marcha, nessa condição as marchas de 1 a 3 serão controladas automaticamente e 4a. marcha não será engatada. Em alguns modelos não tem a posição 3, essa função é feita por um botão, chamado O/D.

Posição 2, nessa posição somente as marchas 1 e 2 serão controladas automaticamente, as marchas 2 e 3 não serão engatadas. Em alguns veículos a posição 2 engata a segunda marcha, fazendo com que o veículo saia em 2a. (por exemplo no Honda), isso serve para andar em terrenos escorregadios. (Há veículos, que essa função é feita por um botão, quando é acionado ele engata a segunda marcha).

Posição 1, aqui somente a primeira marcha estará engatada, nessa condição a transmissão se prepara para fazer força, em alguns casos a pressão de óleo sobe e em outros uma embreagem auxiliar é engatada. Então deve ser usada para subidas fortes com muita carga.

As posições 1, 2, e 3 tem também uma função muito importante, a de freio motor, sempre que se inicia uma descida, como uma serra por exemplo, deve-se utilizar a posição de alavanca adequada para garantir a velocidade compatível e a utilização segura dos freios. Há casos em que o motorista inicia a descida da serra de Santos em D e quando chega lá em baixo esta sem freio, devido ao aquecimento provocado pela utilização.

Em algumas alavancas há um botão, normalmente com um "S" marcado. Serve para mudar o modo de dirigir para esporte, o "S" é de "sporting". Nessa condição a troca das marchas será atrasada fazendo com que motor "encha" mais.

Castilho.

Passando "compressão" do motor para o radiador

Quando o motor está em funcionamento, ou tentando entrar em funcionamento, durante a partida, o pistão comprimi a mistura de ar/combustível ...