A luz de óleo é representada no painel do carro, pelo desenho de uma almotolia.
Quando essa luz acende deve-se imediatamente parar o carro em local seguro e desligar o motor, pois é uma informação importante, que por algum motivo o óleo pode estar sem pressão suficiente para continuar lubrificando o motor. Funcionar um motor sem lubrificação pode causar sérios danos, como a fusão dos pistões.
A causa para essa luz acender pode estar em um simples defeito de algum conector ou fiação ou no interruptor de pressão de óleo.
Mas pode ser também falta de óleo no motor, entupimento do pescador da bomba de óleo, entupimento de algum canal no circuito da bomba de óleo ou falha na bomba de óleo. O motivo mais comum de entupimento é a formação de borras no Carter do motor. Nesse caso um desmontagem completa do motor poderá ser necessária.
Pode ser também um desgaste nas bronzinas de mancal do motor. Isso provoca o acendimento da luz de óleo em baixas rotação do motor. Nesse caso terá que retificar.
O mais correto é, quando acender a luz de óleo, parar imediatamente e não arriscar continuar sem saber a causa do alerta, em caso de uma minima dúvida chame um guincho e leve para um Mecânico Profissional.
Para quem não conhece a almotolia, uma foto ai ao lado, esse instrumento é usado em oficinas, hospitais, cozinhas e por ai vai, pode ser de vários formatos e materiais. Na oficina é usado cheio de óleo para lubrificação em montagens.
Um abraço.
Castilho
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ótima matéria..
ResponderExcluirE quando não acende em primeiro estágio da chave?
ResponderExcluirÓtima pergunta, vou até incorporar isso no texto. Quando não acende, indica um interrupimento no circuito e isso pode fazer com que um possível defeito não seja informado. Pode ser defeito no próprio interruptor, no chicote elétrico e conexões, lampada e até no painel de instrumentos. Deve ser verificado imediatamente.
ExcluirE quando o interruptor é tirando e mesmo assim a luz permance acesa?
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