Quando uma roda tem mais tração que a outra por estar com mais aderência, pode fazer com que a outra rode em falso, até que encontre uma superfície e tenha aderência também, provocando um tranco. Dependendo desse tranco pode ocorrer a quebra.
Isso pode ocorrer em saliências e depressões na pista ou em buracos. Pode acontecer também em valetas e ao subir ou descer de calçadas. Quando há uma condição que não permite que as duas rodas tracione por igual. Quem já viu uma Kombi com um sujeito trepado no para-choque pulando para fazer com que a roda encoste no chão enquanto o motorista acelera, queimando a embreagem?
Observe que o pino entorta antes de quebrar:
Também já vi quebrar em arrancadas, quando os pneus ficam patinando.
O mais comum é quebrar o pino da planetária, mas pode quebrar a homocinética, junta tripoide ou o eixo.
Conserto importados e nacionais
Atende toda grande SP 4127-7605
amigo tenho um chevette 91, quando vou sair(arrancar) sinto um tranco uma pancada que vem do diferencial, curioso tirei a tampa do diferencial e reparei que o pino(eixo) dos satélites estão com uma grande folga. e ta roncando e vibrando bastante a 70km em diante, sera que so a troca desse pino resolve meu problema ou vou ter que trocar os satélites também? agradeço..
ResponderExcluirEstou com 2 problemas no meu Astra automatico 2003, 1º ) todos os ponteiros do painel não funcionam, entretanto é intermitente, vez ou outra ficam normais 2º) a alavanca do câmbio (automatico) está deslizando livremente, não está funcionando o botão que o faz travar na marcha que se quer posicionar. Como resolver tais problemas?
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