sábado, 24 de março de 2012

Luz de Bateria acesa

Luz de Bateria. É muito comum as pessoas acharem que quanto essa luz acende é por que há defeito na bateria do carro. Mas isso nem sempre é verdade, essa luz esta relacionada ao sistema de carga da bateria.

Quando essa luz acende a bateria não está sendo recarregada.

O motivo pode ser um defeito no alternador, componente responsável por gerar corrente e tensão para a recarga da bateria e para os consumidores de energia elétrica do veículo. Nesse caso o motor continuara funcionando enquanto houver energia armazenada suficiente para manter os componentes eletrônicos, bicos, bomba de combustível e bobinas de ignição.

Quando a "carga" da bateria acabar, o motor parara e o pior não vai mais pegar na partida. E não adiantara ficar dando tranco, pois não haverá energia para os sistemas do motor, pois se o alternador não estiver gerando e não houver nenhuma carga na bateria, nem um tranco em altíssima velocidade fara o motor funcionar. Além do risco de provocar um dano no sincronismo do motor.

E pode ser que a correia auxiliar que gira o alternador tenha quebrado. Nesses casos, em veículos onde a correia gira também a bomba d'água, o aviso no painel ganha muito mais importância.

Portanto, verifique se a correia do alternador do seu carro é também a da bomba d'água se for, quando a luz da bateria acender, verifique se não quebrou a correia, se quebrou estacione em lugar seguro e chame um guincho. Não tente chegar a algum lugar mesmo que seja pertinho, pois o motor poderá ferver e os danos serão grave.

Um abraço.

Castilho
www.akikar.com.br
www.facebook.com/akikar


15 comentários:

  1. oi amigo.tenho um blog parecido com o seu.Achei muito interessante.Se quiser visitar o meu acesse:evanildopreto.blogspot.com.br
    Blog do Preto Mecânico.Até mais.

    ResponderExcluir
  2. Vi seu blog, é muito legal, vamos trocar idéias. Eu estou sempre aprendendo e toda ajuda é bem vinda. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De vez em quando eu vou a São Caetano na fábrica da Chevrolet e minha mãe mora em guarulhos.De repente a gente pode se ver um dia e trocar idéias..

      Excluir
  3. Excelente explicação e parabéns, pois descreveu o problema com poucas palavras e bem informativo.

    ResponderExcluir
  4. Sou da Bahia, gostei da informacao...

    ResponderExcluir
  5. meu santana quando esta quente e dou a partida,ele fica com a luz de bateria acesa,e para apagar eu dou uma pequena acelerada e logo volta ao normal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu ano 97 esta com mesmo problema.e agora esta cpm a partida bem xoxa (lenta muito baixa)com luz acesa e tenho que dar uma acelerada para apagar a luz e normalizar a lenta.

      Excluir
  6. Tenho um uno e ele toda vez que saio a mais ou menos 1Km ele fica falhando muito e depois fica bom, O mecanico falou que estou com problema no modulo por que algum tempo tive problema com meu alternador que estava gerando 15volts e pode ter danificado ele. mais as vezes acho que pode ser minha bomba de combustivel sei la não enetendo e tambem de vez enquando acende a luz de injeção do carro já passei o Raster e não foi encontrado nada não sei o que faço. Pode me dar alguma sugestão?

    ResponderExcluir
  7. amigo me ajude tira uma duvida do meu carango, o problema dele é o seguinte quando viajo á noite e quando o ventilador dispara os faróis em luz alta e baixa da uma caída bastante quase não vendo nada na BR, ai qunado para o ventilador os faróis volta ao normal, e outro coisa tbm.. á luz da bateria fica acessa no painel e já troquei rele do alternador e os rolamento e continu acendendo o q poderia ser desde já obg se me ajuda abç..

    ResponderExcluir
  8. olá pessoal
    tenho um palio ano 2000
    esses dias só me fez raiva
    começo a parar
    meu som desligava depois o carro e não pegava de jeito nenhum
    igual o amigo falo não adianta da tranco
    e o alto eletrico falo q era o alternado !
    paguei pro safado arruma
    o carro continuo a mesma coisa
    paro de novo
    ai tinha um cara velhinho e bem humilde q arrumava essas coisas bateria
    ele falo q quando a luz acende da bateria
    e q o alternado ta zuado ou a correia de alternado

    ou um detalhe tem bateria q tem q colocar agua se ela secar já era
    não recarrega pode trocar

    ai fica a luz acesa da bateria q indica q ela não esta carregando
    ai pensa q é o alternador


    se o problema era na bateria e o safado falo q era o alternador
    vo mata ele pq paguei 160 pra arruma o alternador

    valew pessoal

    ResponderExcluir
  9. Castilho, tenho um Specefox 2008, tenho o seguinte problema: as vezes quando aciono o alarme, quando vou desativar o mesmo esta zerando a bateria, as travas nao levantão,as informações do painel ficam zeradas, e hoje pela primeira vez apareceu a luz indicadora da bateria.
    O que pode ser isso?
    Douglas.

    ResponderExcluir
  10. Tenho um honda 2005 automatico e comecou ascender a luz da bateria so na lenta

    ResponderExcluir
  11. Olá tudo tenho um Chevette Dl 1991 fiz inteiro o alternador dele e acende a luz da bateria ainda.... E quando acelero fica mais forte e quando fica na lenta a luz vai ficando fraca o que pode ser amigo...... Pode me dá uma sugestão... Obrigado amigo Feliz Natal galera.....

    ResponderExcluir
  12. Exatamente o que eu procurava sobre bateria moura, obrigada!

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário.

Passando "compressão" do motor para o radiador

Quando o motor está em funcionamento, ou tentando entrar em funcionamento, durante a partida, o pistão comprimi a mistura de ar/combustível ...