sábado, 24 de março de 2012

Luz de Bateria acesa

Luz de Bateria. É muito comum as pessoas acharem que quanto essa luz acende é por que há defeito na bateria do carro. Mas isso nem sempre é verdade, essa luz esta relacionada ao sistema de carga da bateria.


Quando essa luz acende a bateria não está sendo recarregada.


O motivo pode ser um defeito no alternador, componente responsável por gerar corrente e tensão para a recarga da bateria e para os consumidores de energia elétrica do veículo. Nesse caso o motor continuara funcionando enquanto houver energia armazenada suficiente para manter os componentes eletrônicos, bicos, bomba de combustível e bobinas de ignição.


Quando a "carga" da bateria acabar, o motor parara e o pior não vai mais pegar na partida. E não adiantara ficar dando tranco, pois não haverá energia para os sistemas do motor, pois se o alternador não estiver gerando e não houver nenhuma carga na bateria, nem um tranco em altíssima velocidade fara o motor funcionar. Além do risco de provocar um dano no sincronismo do motor.


E pode ser que a correia auxiliar que gira o alternador tenha quebrado. Nesses casos, em veículos onde a correia gira também a bomba d'água, o aviso no painel ganha muito mais importância.


Portanto, verifique se a correia do alternador do seu carro é também a da bomba d'água se for, quando a luz da bateria acender, verifique se não quebrou a correia, se quebrou estacione em lugar seguro e chame um guincho. Não tente chegar a algum lugar mesmo que seja pertinho, pois o motor poderá ferver e os danos serão grave.


Um abraço.


Castilho
www.akikar.com.br
www.facebook.com/akikar



10 comentários:

  1. oi amigo.tenho um blog parecido com o seu.Achei muito interessante.Se quiser visitar o meu acesse:evanildopreto.blogspot.com.br
    Blog do Preto Mecânico.Até mais.

    ResponderExcluir
  2. Vi seu blog, é muito legal, vamos trocar idéias. Eu estou sempre aprendendo e toda ajuda é bem vinda. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De vez em quando eu vou a São Caetano na fábrica da Chevrolet e minha mãe mora em guarulhos.De repente a gente pode se ver um dia e trocar idéias..

      Excluir
  3. Excelente explicação e parabéns, pois descreveu o problema com poucas palavras e bem informativo.

    ResponderExcluir
  4. Sou da Bahia, gostei da informacao...

    ResponderExcluir
  5. meu santana quando esta quente e dou a partida,ele fica com a luz de bateria acesa,e para apagar eu dou uma pequena acelerada e logo volta ao normal.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo25/6/13

    Tenho um uno e ele toda vez que saio a mais ou menos 1Km ele fica falhando muito e depois fica bom, O mecanico falou que estou com problema no modulo por que algum tempo tive problema com meu alternador que estava gerando 15volts e pode ter danificado ele. mais as vezes acho que pode ser minha bomba de combustivel sei la não enetendo e tambem de vez enquando acende a luz de injeção do carro já passei o Raster e não foi encontrado nada não sei o que faço. Pode me dar alguma sugestão?

    ResponderExcluir
  7. Tenho um gol 1.6 mi 97, e estou com problemas na marcha lente, ja troquei o motor de passo, fiz a descarbonização do sistema, limpeza de bicos, verificado o ponto, a sonda lampda,alternador ok,correia do alternador e dentada todas ok, e feito retifica do motor completa, e feito o scanner com a maquina "alfatest" esta ok, porem quando eu ligo o ar condicionado ele fica acelerado e oscilando, dai desliga e volta ao normal.
    O que pode estar acontecendo?????

    ResponderExcluir
  8. Anônimo18/3/14

    amigo me ajude tira uma duvida do meu carango, o problema dele é o seguinte quando viajo á noite e quando o ventilador dispara os faróis em luz alta e baixa da uma caída bastante quase não vendo nada na BR, ai qunado para o ventilador os faróis volta ao normal, e outro coisa tbm.. á luz da bateria fica acessa no painel e já troquei rele do alternador e os rolamento e continu acendendo o q poderia ser desde já obg se me ajuda abç..

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário.