A Akikar é uma oficina especializada no conserto de câmbio automático e muito mais. Desde de 1996.
terça-feira, 30 de junho de 2015
terça-feira, 13 de janeiro de 2015
Câmbio Automático e muito mais
Para prestar um serviço de qualidade no conserto de câmbio automático é preciso conhecer todos os sistemas de um veículo.
O diagnóstico de defeitos, precisa ser feito com base no comportamento de todos os sistemas, pois estão interligados.
Um defeito de motor ou injeção eletrônica, por exemplo, afeta o funcionamento do câmbio automático. Na Akikar Auto Mecânica podemos oferecer uma solução completa para a manutenção do seu veículo, seja com câmbio automático ou com câmbio manual.
terça-feira, 16 de dezembro de 2014
Câmbio Automático AL4
O câmbio automático AL4 é um cambio de 4 marchas desenvolvido em conjunto pela Citroen e Peugeot e Renault. É controlado eletronicamente por um programa desenvolvido pela Siemens. É montado transversalmente e pode transmitir até 210 N.m de torque.
É um excelente câmbio automático, mas serviços paliativos como troca de eletroválvulas com a substituição parcial do óleo por óleo grosso e regulagem sem padrão das pré-cargas de molas de regulagens de pressão, tem feito com que esses câmbios fiquem com a má fama de problemáticos.
As eletroválvulas, realmente podem apresentar defeitos, como qualquer eletroválvula de outro câmbio. Mas não são responsáveis por todos os defeitos. Senão, por que trocar o óleo por outro mais grosso? Isso causa um monte de problemas, lubrificação deficiente, troca de calor inadequada, sem falar de outras características, como antiespumante por exemplo. Na verdade o óleo é trocado por um mais grosso para "tirar" os desgastes de outros componentes.
quarta-feira, 26 de novembro de 2014
Não há dúvida sobre isso, consertar cambio automático é muito
caro.
Mas não vai parecer tão caro se for considerado o que esta envolvido
em um reparo de câmbio automático.
Câmbios automáticos consistem em centenas de componentes individuais.
Durante o processo de reparação, cada um é desmontado, limpo e
inspecionado para verificar se ainda estão dentro das tolerâncias
exigidas. As peças gastas ou danificadas são reparadas ou
substituídas.
Em seguida, cada parte é montada em sub-conjuntos.
Cada sub-conjuntos é ajustado e testado. Então os sub-conjuntos são
montados da caixa do câmbio automático e todos os ajustes e testes são
realizados novamente.
Depois de montado, o câmbio automático
é reinstalado no veículo. E novamente novos testes e ajustes são
necessários.
Se isso não bastasse, os câmbios automáticos são controlados
eletronicamente e isso torna as coisa um pouco mais complicadas e
trabalhosas. Todos os sistemas do veículos estão interligados e
problemas em outros
sistemas, como o motor ou ABS, podem definir defeitos no funcionamento
do câmbio automático.
Tudo isso requer mão de obra muito especializada
e peças de primeira linha. E ainda não consideramos que no Brasil
todos as peças são importadas e seus preços estão de certa forma
atrelados a política econômica.
E ainda devemos considerar que tudo
ainda pode ficar mais caro, pois no mercado brasileiro a manutenção de
câmbio automático esta em expansão e muitas pessoas estão se
aventurando, com apenas conhecimentos adquiridos em cursos baseados em
teoria e manuais traduzidos sem aprofundamento nos conhecimentos
técnicos necessários, são pessoas que não conhecem mecânica básica e
seus fundamentos, bem como não conhece outros sistemas de um veículo.
Consertos parciais,
no câmbio
automático não funcionam, só trazem prejuízos para os profissionais e
principalmente para o proprietário do veículo, que muitas vezes por
desconhecimento ou necessidades pessoais são levados a esse erro.
Para
qualquer serviço em manutenção, o barato é aquele que resolve, outras
soluções podem sair muito caro. E um agravante é que muitas vezes
soluções parciais ou erradas funcionam por um período de tempo,
fazendo parecer que estavam certas. Não há histórico dos resultados. Ou o que é pior, esses resultados não são divulgados.
sábado, 15 de novembro de 2014
Conversor de Torque do Cambio Automático - Como funciona
Quando falo para o
proprietário de carro com câmbio automático sobre o conversor de torque, vejo
que muitos não conseguem visualizar seus componentes e funcionamento. Não
poderia ser diferente, é um componente construtivamente até que simples, porém
com funcionamento complexo.
As principais funções do
conversor são:
- Transmitir a
energia entre o Motor e o Câmbio Automático dentro de uma ampla variedade
de formas de condução do veículo.
- Permitir que o
motor permaneça em funcionando em marcha lenta, por exemplo, quando parado
em um semáforo.
- Suavizar o
funcionamento do conjunto absorvendo
vibrações, trepidações, trancos.
- Multiplicar o
torque nas acelerações e situações de carga, como no aumento de velocidade
e nas saídas a partir de uma parada.
- Bloquear deslizamentos em situações de pouca carga e velocidades constantes, para gerar economia de combustível e baixa emissões.
Na Akikar Auto Mecânica o
Conversor de Torque é considerado parte do câmbio automático e sua inspeção,
limpeza e reforma, são itens obrigatórios dentro dos procedimentos básicos mínimos
de reforma e conserto de câmbio automático, visando qualidade, garantia e a
satisfação com o resultado do trabalho, para o cliente e para nós.
Quer saber mais sobre conserto
de câmbio automático? Quer ter uma ideia de custo? Ligue para a Akikar Auto Mecânica:
(11) 4127-7605
terça-feira, 11 de junho de 2013
Quebra do Diferencial
A quebra do diferencial é bem comum em veículos com rodas de tamanho especial. No caso do exemplo, é um VW Golf 2.0 Automático, com rodas Aro 20 e pneus 225/35Z R20. O diâmetro externo do pneu é aproximadamente 64 cm. Original é Roda 6J x 15, pneus 195/65 R 15. Aproximadamente 59 cm de diâmetro externo, do pneu.
Quando uma roda tem mais tração que a outra por estar com mais aderência, pode fazer com que a outra rode em falso, até que encontre uma superfície e tenha aderência também, provocando um tranco. Dependendo desse tranco pode ocorrer a quebra.
Isso pode ocorrer em saliências e depressões na pista ou em buracos. Pode acontecer também em valetas e ao subir ou descer de calçadas. Quando há uma condição que não permite que as duas rodas tracione por igual. Quem já viu uma Kombi com um sujeito trepado no para-choque pulando para fazer com que a roda encoste no chão enquanto o motorista acelera, queimando a embreagem?
Observe que o pino entorta antes de quebrar:
Também já vi quebrar em arrancadas, quando os pneus ficam patinando.
O mais comum é quebrar o pino da planetária, mas pode quebrar a homocinética, junta tripoide ou o eixo.
Quando uma roda tem mais tração que a outra por estar com mais aderência, pode fazer com que a outra rode em falso, até que encontre uma superfície e tenha aderência também, provocando um tranco. Dependendo desse tranco pode ocorrer a quebra.
Isso pode ocorrer em saliências e depressões na pista ou em buracos. Pode acontecer também em valetas e ao subir ou descer de calçadas. Quando há uma condição que não permite que as duas rodas tracione por igual. Quem já viu uma Kombi com um sujeito trepado no para-choque pulando para fazer com que a roda encoste no chão enquanto o motorista acelera, queimando a embreagem?
Observe que o pino entorta antes de quebrar:
Também já vi quebrar em arrancadas, quando os pneus ficam patinando.
O mais comum é quebrar o pino da planetária, mas pode quebrar a homocinética, junta tripoide ou o eixo.
Conserto importados e nacionais
Atende toda grande SP 4127-7605
segunda-feira, 10 de junho de 2013
O primeiro câmbio automático
O primeiro carro equipado com câmbio automático:
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