sábado, 15 de novembro de 2014

Conversor de Torque do Cambio Automático - Como funciona

Quando falo para o proprietário de carro com câmbio automático sobre o conversor de torque, vejo que muitos não conseguem visualizar seus componentes e funcionamento. Não poderia ser diferente, é um componente construtivamente até que simples, porém com funcionamento complexo.
As principais funções do conversor são:
  • Transmitir a energia entre o Motor e o Câmbio Automático dentro de uma ampla variedade de formas de condução do veículo.
  • Permitir que o motor permaneça em funcionando em marcha lenta, por exemplo, quando parado em um semáforo.
  • Suavizar o funcionamento do conjunto absorvendo  vibrações, trepidações, trancos.
  • Multiplicar o torque nas acelerações e situações de carga, como no aumento de velocidade e nas saídas a partir de uma parada.
  • Bloquear deslizamentos em situações de pouca carga e velocidades constantes, para gerar economia de combustível e baixa emissões.
Na Akikar Auto Mecânica o Conversor de Torque é considerado parte do câmbio automático e sua inspeção, limpeza e reforma, são itens obrigatórios dentro dos procedimentos básicos mínimos de reforma e conserto de câmbio automático, visando qualidade, garantia e a satisfação com o resultado do trabalho, para o cliente e para nós.


Quer saber mais sobre conserto de câmbio automático? Quer ter uma ideia de custo? Ligue para a Akikar Auto Mecânica: (11) 4127-7605

terça-feira, 11 de junho de 2013

Quebra do Diferencial

A quebra do diferencial é bem comum em veículos com rodas de tamanho especial. No caso do exemplo, é um VW Golf 2.0 Automático, com rodas Aro 20 e pneus 225/35Z R20. O diâmetro externo do pneu é aproximadamente 64 cm. Original é  Roda 6J x 15, pneus 195/65 R 15. Aproximadamente 59 cm de diâmetro externo, do pneu.
Quando uma roda tem mais tração que a outra por estar com mais aderência, pode fazer com que a outra rode em falso, até que encontre uma superfície e tenha aderência também, provocando um tranco. Dependendo desse tranco pode ocorrer a quebra.
Isso pode ocorrer em saliências e depressões na pista ou em buracos. Pode acontecer também em valetas e ao subir ou descer de calçadas. Quando há uma condição que não permite que as duas rodas tracione por igual. Quem já viu uma Kombi com um sujeito trepado no para-choque pulando para fazer com que a roda encoste no chão enquanto o motorista acelera, queimando a embreagem?
 
Observe que o pino entorta antes de quebrar:
 
Também já vi quebrar em arrancadas, quando os pneus ficam patinando.
O mais comum é quebrar o pino da planetária, mas pode quebrar a homocinética, junta tripoide ou o eixo.


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segunda-feira, 10 de junho de 2013

O primeiro câmbio automático

O primeiro carro equipado com câmbio automático:




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Passando "compressão" do motor para o radiador

Quando o motor está em funcionamento, ou tentando entrar em funcionamento, durante a partida, o pistão comprimi a mistura de ar/combustível ...