quinta-feira, 3 de junho de 2010

Luz ABS e Freio acesa no painel de instrumentos!!!

Quando acende uma no painel de instrumentos do seu carro, que você faz?


Eu aconselho, sempre que acender alguma luz no painel de instrumentos, que o veículo deve ser levado imediatamente a oficina. E ainda você deve ficar atento, pois algumas luzes indicam situações de emergência, sendo que o veículo nem deve ou pode ser usado, pois há riscos de acidentes ou graves danos aos sistemas do veículo.

Normalmente os significados destas luzes estão nos manuais, mas eu gostaria de ressaltar algumas delas:

Esse simbolo indica problemas com freio
Luz de freio. Existem várias variações dependendo o modelo do carro, mas acho que a mais importante é a que adverte em relação ao fluido de freio, seja quanto ao nível ou quanto a pressão.
O importante é saber que sempre que essa luz acende, há problemas com o sistema de freio. O que mais eu vejo na oficina é que as pessoas diante dessa advertência, verificam o nível de fluido no reservatório e o completam, achando que isso é normal. Não é normal, o fluido de freio nunca baixa o nível sem que haja algum problema.

O que acontece na maioria dos carros, (verifique o seu se é assim), é que no reservatório de fluido de freio existe um sensor de nível, uma bóia, a grosso modo falando, que vai "mandar acender essa lâmpada" quando o nível de fluido baixar além de um limite de segurança. Isso pode ocorrer quando há vazamentos e quando o desgaste da pastilha de freio atingiu o limite máximo. Isso mesmo, quando a pastilha de freio desgasta, os êmbolos das pinças de freio se deslocam para compensar e o fluido de freio vai tomando o espaço, baixando o nível no reservatório. Portanto você pode completar o nível do fluido, mas quando esta luz acende você deve procurar imediatamente o mecânico, pois vazamentos são comuns e muito perigosos no sistema de freio assim como pastilhas de freio gastas.

Lembro, que há sistemas de embreagens acionadas hidraulicamente, usando o mesmo fluido do sistema de freio, que também devem ser verificados para casos de vazamentos.


Esse simbolo indica problemas com ABS
 ABS. Nos dias de hoje, com carros capazes de atingir altas velocidades rapidamente, com uma enormidade de coisas que distraem os motoristas, com um transito cada vez mais competitivo, carregado, a coisa mais comum é o motorista ser surpreendido com a "aparição" de um obstáculo a frente. É um carro, uma moto, um pedestre, que aparece do nada, sem falar de buracos e outras coisas. Isso faz do Sistema de ABS um dos itens mais importantes para quem quer dirigir com segurança. Alias não se deveria dirigir sem segurança.

O ABS permite que o motorista desvie e freio rapidamente ao mesmo tempo. Com o ABS as rodas não travam, não arrasta pneu, possibilitando que a tragetória do carro mude, o que não acontece quando o pneu esta arrastando. Além disso a distancia percorrida durante a frenagem é muito menor com o ABS.


Quando a luz de advertência do ABS acende você continuara conseguindo frear o veículo, porém em uma distância maior e sem possibilidade de desviar. Isso pode significar muito em uma situação de perigo.


ABS não é luxo, é segurança e a advertência de defeito nesse sistema não pode ser ignorada, principalmente por quem já "acostumou" com esse sistema, pois a diferença de frear com e sem ABS é muito grande e um motorista habituado com o ABS pode ser surpreendido com a reação de seu carro em uma situação de perigo.

Um abraço a todos!
Participe!


20 comentários:

  1. Boa tarde,

    Parabens pelo blog muito esclarecedor!!

    Tenho um gol bola AT 97 1.0 Estou querendo fazer o motor dele, apesar da alta quilometragem 298000 (isso mesmo) sem abrir o motor (o carro é da família desde zero) tem força porém esta queimando óleo quando passo de 80 ou subo o giro. Infelizmente a região que moro (João Pessoa - PB) não oferece uma gama de mão de obra qualificada, com isso fico com receio de executar o serviço. Quanto em média acredita que irei gastar? O que normalmente deve ser trocado nesses casos?

    Agradeço

    Rafael Cardoso

    ResponderExcluir
  2. Castilho,

    Boa Noite!
    Tenho um Polo 2003 que há alguns meses está com problemas de acendimento de luzes no painel e que afetam o funcionamento dos mesmos. Isso, com o carro ligado e andando.
    1) As luzes de ABS, freio de mão, direção hidraulica, oleo acendem e fica apitando um barulho sonoro;
    As vezes, quando isso acontece, a direção hidraulica fica dura, o freio ABS eu não sei se funcionam, eu nunca testei, mas ando devagar quando isso ocorre.
    2) O velocimetro de aceleração e também o indicador de temperatura zeram; Mas o de velocidade funcionam normalmente
    3) O relogio e a quilometragem zeram;
    4) Os piscas de alerta e pisca laterais não funcionam;
    5) No ar condicionado (digital), a temperatura externa fica com traços, não marcando a temperatura;
    6) Se estou com as luzes do farol acesso e isso acontece, as luzes do painel se apagam, os comandos relacionados ao painel não funcionam;
    Para resolver o ítem 6) é necessário desligar o carro e o farol, ligar o carro novamente e depois os farois. Mas de vez em qdo isso não funcionam e para piorar, todos os itens acima no 6) aparecem.

    Tudo isso acontece, quando vamos retomar a velocidade da marcha lenta para rapida e vice versa.
    Acontece também quando se passa na lombada.

    As vezes isso acontece rapido ou fica horas com as luzes acesa.

    Saberia dizer se isso está relacionado a problemas na injeção eletronica ou já passou com um caso desses? Já me falaram que ocorre também em Fox, mas a pessoa também não conseguiu resolver até hoje.

    Já estou na terceira oficina e depois de alguns ajustes, hoje ocorreu novamente. Já estou ficando desesperada, pois o problema está ocorrendo mais frequentemente. Poderia ajudar ou dar alguma dica? Voce já passou por isso alguma vez?

    Agradeço pela atenção.

    Claudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tenho um polo 2003 e a luz da direção não quer apagar e a direção tá dura, mas um amigo que está sem tempo pra mexer no meu carro me falou que há um cabo negativo que vai no chassi do veículo que pode estar partindo leve a uma oficina e peça pra dar uma olhada derrepente pode ser um abraço e boa sorte

      Excluir
  3. tenho um celta 2003 e qumdo eu coloco a chave e do a partida aluz de anomalia pisca e não pega oque pode ser?obrigado

    ResponderExcluir
  4. POISE DICA INTERRESANTE VOU VERIFICAR ESSE ITEM...
    MAS CARA UMA OUTRA COISA VI NO BLOG ESTE COMENTARIO MAS NAO ACHEI RESPOSTA,
    Tenho um Peugeot 106, estava andando com ele e do nada ele morreu e não pega mais de jeito nenhum, viro a chave acende todas as luzes do painel, porém quando tento dar a partida ele fica só no "tchananana, tchananana" com estes sintomas dá pra se ter uma idéia do que pode ser? Obrigado

    ESTOU COM O MESMO PROBLEMA, POREM JA FIZ SCANNER E NAO APARECEU NADA LEVEI EM MECANICOS E NADA NINGUEM SABE O Q SE PASSA NESECARRO VC TERIA UMA DICA ONDE POSSO INVESTIGAR?

    AGUARDO
    ABRAÇOS
    MARCIO RODRIGUES
    ESTEIO-RS
    marciorodrigues1987@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. boa tarde, tenho um polo 2008 1.6 esta acendendo a luz de freio, e acionando um sinal sonoro três vezes.
    pode me esclarecer alguma coisa sobre isso?

    ResponderExcluir
  6. obrigada sua informação foi de grande valia!!!

    ResponderExcluir
  7. bom dia
    tenho um corolla 2009/2010, estou andondo normalmento derepente ele para de funcionar o marcador de velocidade e acente as luz do abs, freio de mao, injeção eletronica, so que nao altera nada o funcionamento do veiculo.

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde. Tenho um polo Sedan 1.6 2013 está com 2900 km e as luzes de freio de mão e de ABS estão acendendo e ouve-se 3 bipes na arrancada ou na troca para marcha mais alta 2ª pra 3ª por exemplo; levei para revisar hoje e a assistência técnica disse não ter encontrado erro algum. mas ao retornar para casa vi que o sistema de som havia sido "resetado", gostaria de saber se isto é correto pra ser feito por assistência autorizada (onde comprei o carro) ou se este procedimento foi só para adiar e não resolver o problema. Reset no sistema Eletrônico do ABS para não encontrar os erros???? não entendo disso.

    Estou preocupado pois sistema de bloqueio das rodas é o que indica no manual quando ambas as luzes se acendem. qual a dica alguém pode me ajudar?

    Obrigado.

    Parobé -RS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando a Luz do ABS ascender um código de defeito poderá ser armazenado na memoria. É interessante saber qual é esse código.
      Eu faria uma reclamação por escrito, com a solicitação de revisão e detalhamento dos sinais de defeito e exigiria a solução ou explicação por escrito na saída do veículo.

      Excluir
  9. tenho um polo 2003 hatch com ar digital. Ja aconteceu duas vezes, do nada ele acende as luzes da direcao e oleo e fica apitando. O carro precisa ser desligado e fica fraco, apaga as luzes do painel e apos uns 40 segundos com tudo desligado, ele da a partida e volta a funcionar normal como se nada tivesse acontecido. Nao faço ideia do que pode ser, pois a mecanica do carro esta em dia, sem nenhum problema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aterramento, foi o que disseram que era o meu

      Excluir
  10. Bom tenho um pólo sedan 2008 completo, já levei na oficina o mecânico que é problema elétrico já levei no auto elétrico mas o eletricista n achou o problema normalmente, qdo estou em retomada de marcha 1 ou 2 marcha pareceu que cai o fornecimento de corrente as luzes do painel começa a apagar e acende a luz do freio e do ABS juntamente com um sinal sonoro por três vezes, qdo isso acontece o som desliga e liga novamente, já gastei muito tentando achar o problema, sera que pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  11. Olá !!! tenho um bmw 325i e ele parou de acender a luz de ré , alguem ai tem uma ideia do que deve ser , as lampadas estao boas ! desde ja obrigado !!!

    ResponderExcluir
  12. BOA NOITE TENHO UM PALIO WEEKEND LOOCK 2010 ADVENTURY O QUE ACONTECE E QUE A LUZ ELD JUNTO COM A LUZ ABS E LUZ DE FREIO DE MÃO ACENDE O QUE PODE SER GOSTARIA DE UMA AJUDA

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Caramba, parem de perguntar o que deve ser feito, o cara do blog já disse para levar em uma oficina, pode ser diversos fatores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu amigo cada um tem o seu problema,se nao for para fazer pergunta,qual seria a finalidade do blog,é mais facil dizer que nao entende de carro do que responder isso

      Excluir
  15. Boa noite! A luz do ABS acendeu no painel, porque isso? podes me ajudar?

    ResponderExcluir
  16. Tenho um Honda civic 2008 ele tá com a luz D freio D mao e do abs aceso direito já troquei o óleo de freio e as pastilhas e não apagou

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário.

Passando "compressão" do motor para o radiador

Quando o motor está em funcionamento, ou tentando entrar em funcionamento, durante a partida, o pistão comprimi a mistura de ar/combustível ...