sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Sonda Lambda

Novos clientes tem procurado a Akikar com defeitos na injeção eletrônica. Suas histórias passam por diagnósticos errados e principalmente pela troca da sonda lambda, sem necessidade. É um engano comum, embora esta peça possa dar defeito ou ser afetada por algum defeito, normalmente ela não é a causa do defeito.



A sonda lambda tem a função de enviar sinais elétricos à unidade de comando da injeção, variáveis, conforme a presença de oxigênio nos gases do escapamento. Esses sinais são usados para correções da quantidade de combustível que é injetado. Se o sinal indicar muito oxigênio, a mistura esta pobre e a quantidade de combustível aumenta. Se o sinal indicar pouco oxigênio, a quantidade de combustível diminui, pois é indicação de mistura rica. A correção é feita instantaneamente, contribuindo para diminuir a emissão de poluentes e o consumo de combustível.

Mas se, um defeito em outro componente ocorrer, a mistura de ar/combustível pode ser alterada, conseqüentemente a quantidade de oxigênio no escapamento também. A sonda vai informar e imediatamente a unidade de comando fará uma correção, que não surtira efeito, visto que a causa da variação de oxigênio não vem de calculo errado da quantidade de combustível. Isso vai se repetir muitas vezes, até que a unidade ignore os sinais da sonda, considerando que ela esta com defeito, pois os sinais continuam chegando com grande alteração em relação ao esperado, mesmo após várias correções. Neste ponto a unidade assume valores pré-programados e grava um código de defeito em uma memória, para ser usado pelo mecânico na hora da reparação. Ai entra o tal scanner, aparelho que fará leitura dos códigos de defeitos, muitos já devem ter visto aqui na Akikar.

(ao assumir valores pré-programados para a sonda, o defeito não é eliminado e o motor continuara trabalhando com defeito e o resultado pode ser desastroso).

Neste momento o mecânico pode optar pela troca da sonda, principalmente se não tiver nenhum outro código gravado. Isto é um erro, é melhor fazer uma revisão completa e investigar todo o sistema, seguindo um procedimento. A sonda pode ter sido afetada, por exemplo, pode estar carbonizada por excesso de combustível, ou pode ter chegado ao fim de sua vida útil, mas provavelmente não é a causa do defeito.

A vida útil da sonda lambda esta entre 60.000 e 80.000 Km, mas um carro com muitos anos e poucos quilômetros rodado, também já pode ter uma sonda defeituosa, por vários fatores.

A troca da sonda lambda, assim como a de qualquer componente, principalmente de sistemas empregados nos carros mais modernos, tem que ter justificativas técnicas, após procedimentos adequados de diagnósticos. Não dá pra trocar só “passando o aparelho”, como é comum por ai.

Um abraço a todos

Castilho
www.akikar.com.br
www.facebook.com/Akikar


27 comentários:

  1. Eu já troquei a sonda do meu carro 2 vezes, mesmo carro, só este ano. Será que foi golpe?

    O defeito continua.

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    1. com certeza, o mercado esta cheio de mexanico trocadores de peças q não sabem nada de mecanica moderna nunca vá de cabeça no primeiro, pesquise ouve outra opinião, sempre faço isso e me dou bem.

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  2. O mecanico disse que o problema do meu carro (alto consumo e baixo desempenho) era causado por um mau funcionamendo desta sonda lambda. Ora funcionava, ora não. Procede ?
    GOL 16V 1.0 ANO 2000

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    1. AMIGO A VIDA UTIL DESTE COMPONENTE É 100.000 KM SE PASSOU PODE TROCAR.

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  3. alex santiago5/10/2010 10:09 AM

    primeiro lugar jr vc deve obisevar oaspeqito da vela se apresenta uma cor escura aveludada depois obiservar se a sua mistura estar epobresida pois somente p que serve a sonda gerenciar a muistura ar combustivel se seu defeito for este facil de solucionar.

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  4. Ola tenho um santana que apresentou defeito na sonda lambda. acelerando o motor ela varia 0120 a 0250 mA. AI TROQUEI POR OUTRA NOVA agora ela varia acelerando 0100 a 0900 mA.so que em marcha lenta ela fixa em 0850a 0920 e não diminui está certo??

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    1. está sim, sua sonda antiga estava com problema.

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  5. Amigo Alex Santiago, primeiramente julgando o "oaspeqito" que eu deduzo que signifique ASPECTO, da sua gramática diria que você deve aprender primeiro o português básico pra depois tentar explicar complicadas noções de mecânica, ainda mais se tratando de injeção eletrônica.
    P.S. Não pude evitar, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

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    1. Faço faculdade de Letras e te digo que este tipo de comentário é inconveniente, quando fizer um estudo da lingua vai entender sobre comunicação, além do mais ele não esta escrevendo em formato de documento formal.

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  6. oi bom dia tenho um gol 1.6 1996 completo o carro falha as vezes e o consumo esta muito faz 8 por litro e fica acelerado as vezes oque pode ser?

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  7. ola tenho um santana 2002 onde ele frio é perfeito depois que esquenta fica acelerado sera que é defeito da sonda,pois ja fiz limpeza de bicos,troquei varios sensores troquei marcha lenta e ninguem descobre o problema,ora ele fica acelerado e hora ele fica bobo tipo em 500 giros o motor quase morrendo???

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  8. caro amigo preiciso urgentemente da ajuda de voces, pois tenho um gol 1.8 mi ano 99/00 gasolina estou tendo problemas com o tempo de injeção e com a marcha lenta ja foi trocado algumas vezes o sensor de marcha lenta trocado sensor map sensor de temperatura da agua para injeção mas sempre permanece esse mesmo sintoma eu sou o propietario do carro e trabalho em um centro automotivo sempre estou aqui quebrando cabeça com os mecanicos daqui mas até agora nada resolvido ja estou desgastado com tudo isso e gostaria muito de um exclarecimento tecnico mas apropiado a respeito. aguardo resposta ...

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  9. A sonda Lambda pode apresentar defeito, como qualquer peça, porém o cuidado ao avaliar esse componente deve ser redobrado, pois em muitos defeitos, como uma fuga no cabo de vela, por exemplo, pode apresentar como sintoma um código de defeito para a Sonda Lambda.

    Mas obviamente a sonda tem vida útil e também pode apresentar defeito.

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  10. boa noite.. tenho um ford focus 2006 com cambio autmatico, ultimamente vinha percebendo que a lenta dele estava muito baixa, chegando a apagar por completo, levei em um mecanico o mesmo constatou que era essa tal de sonda lambda, ele trocou mas o defeito continua o mesmo...se nao é essa sonda entao oque pode ser?

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  11. ola tenho um corolla 1.8 2005 e esta consumindo muito,o mecanico passou o escanner e disse que era a sonda lambda o carro esta sem o catalisador tem alguma coisa a ver ou não?

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    1. Não entendo nada de carros ,mas o catalisador com certeza tem alguma função e estando sem ele complica né?

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  12. Mim ajude? estou com um logan e a sonda secundaria chega o positivo mais nao tem negativo,nem sinal do modulo go taria de ter uma posicao e obiter os valores,medindo de um motimetro.

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  13. Mim ajude? estou com um logan e a sonda secundaria chega o positivo mais nao tem negativo,nem sinal do modulo go taria de ter uma posicao e obiter os valores,medindo de um motimetro.

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  14. Mim ajude? estou com um logan e a sonda secundaria chega o positivo mais nao tem negativo,nem sinal do modulo go taria de ter uma posicao e obiter os valores,medindo de um motimetro.

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  15. Mim ajude? estou com um logan e a sonda secundaria chega o positivo mais nao tem negativo,nem sinal do modulo go taria de ter uma posicao e obiter os valores,medindo de um motimetro.

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  16. O meu Picasso está com problemas na luz da injeção, não apaga, tem variações de potencia na marcha lenta, seria a sanda lambida?? Levo a oficina passa o scaner apaga e horas depois acende novamente.

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  17. Olá amigo, tenho um corsa sedan 1.6 8V, meu problema é o seguinte, quando ando com o carro e chego na lombada, o carro morre e tenho que dar partida de novo, isso já faz 2 anos, já fui no mecânico troquei várias peças assim como cabo de velas, as velas, hidrovácuo, fiz limpeza de bico, mexi no sensor de velocidade, sensor de marcha lenta enfim, nada resolveu! Peço sua ajuda para dar um diagnóstico, fico no aguardo. Desde já agradeço.

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    1. Que ano é seu corsa? Verifique o ponto e os tuchos, entradas de ar falso e sensor de temperatura.

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  18. Saudações, antes de tudo quero elogiar este site, é de grande valia para todos nós que precisamos entender melhor sobre diversos aspectos dos carros. Gostaria da ajuda ou orientação de vocês, possuo um Santana 99 1.8 motor AP Gasolina ( não tem kit gás) de uns 10 meses pra cá, notei que meu carro que antes fazia entre 12-14km/L passou a fazer 8-9km/l ; fui ao mecânico e troquei as peças que geralmente podem levar a este consumo exagerado, tais como VELAS, CABOS DE VELA, FILTRO E BOMBA DE COMBUSTÍVEL, ROTOR, TAMPA DO DISTRIBUIDOR, SONDA LAMBDA, SENSOR DE TEMPERATURA. Infelizmente nada se resolveu, porém acabei me lembrando que nesta época, trafegando com o carro, senti ele falhar como se estivesse perdendo potencia, parei, olhei abri o capô, nada e depois olhei na região do escapamento e vi que o catalisador estava incandescente, fiquei preocupado pois não sabia o que poderia levar aquilo, consegui chegar numa oficina onde o mecânico falou que o catalisador estava obstruído e por isso a perda de potência e falha, ele tirou essa peça e o vi extraindo um pó de dentro dele e depois o colocou no lugar, o carro ficou bom e só depois disso que pensei na possibilidade após ter trocado todas aquelas peças citadas anteriormente que o alto consumo da Gasolina poderia estar relacionado com o catalisador, pois ouvi comentários que como não há mais esse Pó que faz a "filtragem" dos gases ele acaba forçando a sonda lambda e com isso aumenta o consumo, começo a achar que é isso pois em menos de 1 ano coloquei 2 sondas lambdas e esse última segundo o scanner de 2 lugares que passei, está com defeito. Queria a ajuda de vocês para saber se pode ser isso mesmo a causa deste alto consumo de combustível. Muito obrigado. Abraços e sucesso aí sempre.

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  19. Boa tarde, tenho um Corsa Wind 96 MPFI, e ele está apresentando um consumo muito alto para o modelo (7,25 Km/l). As velas e cabos são novos, pelo que percebi a sonda ainda é a original, pelo estado dela (um tanto oxidada por fora, e bem carbonizada), e o carro está com 140 mil quilômetros. Os eletrodos das velas estão brancos, aparentemente normais, será que esse alto consumo poderia ser causado pela sonda em más condições? Obrigado!

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  20. bom dia tenho um corsa sedan 2003, ando bem 2,3 dias,depois de parado por uma noite na garagem não pega mais, acende no painel somente o simbolo de injeão,´so vai pegar depois de 2 a 3 dias ja pessei o escaner e não aparece defeito algum vcs poden me dizer qual o problema/

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Obrigado por seu comentário.

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