sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Câmbio Automático







Câmbio automático

Há 20 anos o carro do brasileiro médio tinha 2 portas, com linhas quadradas e acionamentos manuais. Não tinha direção hidráulica e nem ar condicionado. Embora o mercado oferecesse modelos com todos os opcionais e com 4 portas, não se comprava um destes a menos que fosse para casar, pois você nunca mais conseguiria vendê-lo.


Os com 2 portas eram preferidos, pois em um eventual conserto de funilaria ficava mais barato. Direção hidráulica e acionamentos elétricos, de vidros e travas, quando quebravam não podiam ser consertados facilmente, não havia mecânicos e os preços eram altos. Ar condicionado, mesma coisa, além de ser considerado um vilão para o consumo de combustível e desempenho.


Foi uma grande mudança até nossas carroças atuais. Agora vivemos a mesma coisa para itens como ABS, ar bag, controle de tração e o meu item favorito, cambio automático.


Por enquanto, ainda é visto com alguma desconfiança, mas carros com câmbio automático, serão maioria dentro de uns 8 anos ou menos. Aos poucos ótimos modelos estão entrando no mercado e quebrando padrões, fazendo com que consumidores considerem o câmbio automático, seja pelo conforto, saúde, segurança e por que não, pelo status.


Nos modelos mais caros já é maioria e quase não se vende carro sem o câmbio automático, mas a grande mudança vira com a introdução nos modelos mais baratos e nos nacionais, já há alguns no mercado, mas ainda são poucos.


Além disso, a grande quantidade de eletrônica e necessidade cada vez maior de controlar o carro, minimizando erros do motorista, seja para diminuir as emissões de poluentes, seja para proporcionar uma direção mais segura e confortável, irá exigir carros com câmbio automático. Mas isso é para outro post...

Castilho (e –mail duvidas & sugestões)

4 comentários:

  1. Oi, Eu tenho carro automático há 8 anos. Hoje eu uso um Honda Civic, que inclusive você já consertou. Não acho caro, se analisar o custo/benefício, para eu que ando no trânsito o dia todo é excelente, minha coluna que o diga. E tem mais, o conserto do câmbio ficou muito mais barato do que uma retífica no motor.

    Grato.

    ResponderExcluir
  2. Muita gente acha câmbio automatico ruim porque pra consertar é muito caro em relação ao cambio manual. Mas na verdade no cambio manual, é fácil comprar peças na robauto e no cambio automatico não tem. Ai é claro que fica mais barato. Mas se vc comprar tudo direitinho, o cambio automatico fica até masi barato.

    Se vc compra na robauto vc tá incentivando os ladrões a robarem o seu carro pra vender as peças depois.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia!
    estou tendo muitos problemas com meu carro desde que meu irmão por ignorancia e curiosidade desmontou a parte do corpo da borboleta achando q era o carburador do carro já q o dele é carburado e ele naum tem noção de sistema de injeção. Como resultado meu carro teve que ser rebocado para o mecanico depois que ele não consegui fazer o carro ligar de novo e tentou ainda dar varios trancos nele. O mecanicop fez o concerto e depois de varias idas e vindas do mecanico meu carro nunca mais foi o mesmo e a luz da injeção vive acendendo e apagando a todo momento e o mecanico naum acha mais nada. O que pode ser???? Me ajude pelo amor de Deus....

    ResponderExcluir
  4. tenho um santana automatico gls 1989 e quero vender ele todo original,tem 183.000 kms originais é um carro que pode receber placa preta de colecionador porem esta com barulho no cambio,se alguem tiver interesse entre em contato 011 9978-6778 com marcelo

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário.

Passando "compressão" do motor para o radiador

Quando o motor está em funcionamento, ou tentando entrar em funcionamento, durante a partida, o pistão comprimi a mistura de ar/combustível ...