terça-feira, 28 de outubro de 2008

Correia Dentada

Há 10 anos atrás eu recebia em minha oficina cerca de 30 veículos/mês com a correia dentada quebrada. Hoje, somente uns 10 por ano.

Essa redução se deveu a conscientização de mecânicos e proprietários que a manutenção preventiva é mais vantajosa. A correia dentada é uma peça muito importante e sua quebra resulta na parada imediata do motor e danifica outros itens, o que faz com que o conserto chegue a valores bem altos, de R$ 1.500,00 a R$ 4.000,00 dependendo do modelo do motor. Enquanto que a troca da correia, preventivamente, fica em torno de R$ 250,00 a R$ 1.500,00.

Por isso sugerimos que ao comprar um carro, ou desconhecendo o estado da correia dentada, você já mande trocar. E a partir daí mantenha uma rotina de manutenção preventiva: A cada 10.000 ou 15.000 Km, inspecionar e regular a tensão (para os casos onde se aplica) e a cada 40.000 Km, trocar preventivamente.

Chamo a atenção para os rolamentos tensores e de apoio que devem ser trocados e inspecionados, pois se falharem ou quebrarem o risco é o mesmo da quebra da correia dentada. Além disso, vale algumas dicas:

Barulhos vindo do motor, principalmente da região das correias devem ser verificados imediatamente.


Se o motor não pegar, não tente dar trancos. 
Não lave o motor, para que a água suja e produtos de limpeza não contaminem a correia dentada e os rolamentos.

Vazamentos de óleo na região da correia dentada podem contaminá-la, caso isso ocorra, corrija o vazamento e troque a correia.

Verifique as proteções da correia dentada, não deixe nenhuma faltando e troque as quebradas e trincadas.

Nos veículos onde a bomba d'água é acionada pela correia dentada, em caso de troca da bomba a correia também deve ser trocada e uma especial atenção deve ser dada a regulagem da tensão.

E principalmente, em caso de dúvida procure ajuda de um mecânico profissional.


Câmbio automático


10 comentários:

  1. Olá, em 2001 eu conheci a Akikar porque meu carro quebrou a correia dentada, era um Pálio 16 válvulas, levei um prejuizo do caramba, por falta de manutenção correta, de lá pra cá já tive vários carros, e nunca mais tive problemas. Levo regularmente meu carro pro Castilho dar uma revisão, isso economiza meu dinheiro e fico tranquilo.

    Valeu, um abraço,

    Geraldo do Siena prata, rs

    ResponderExcluir
  2. Ricardo Bastos1/09/2010 2:09 PM

    Olá, é a minha primeira vez por aqui e já me sinto à vonte para aprender e trocar experiências com os colegas motoristas desse país continental!
    Inicialmente quero parabenizar a iniciativa do Castilho e dizer que, como professor de física e amante de eletrônica, adoro tudo o que pode ser reduzido a IN PUT/OUT PUT e coisas do gênero. Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  3. tenho um gol 1.6 ano 96 este carro ja queimo 5 vezes a bonba de gasolina.o que eu faÇo,me de uma soluçao

    ResponderExcluir
  4. tenho um santana 2001 e percebi que em marcha lenta o ar condicionado fica desligando e ligando sozinho , somente em marcha lenta, poderia me dar uma informaçao sobre isso? se puder , obrigado!

    ResponderExcluir
  5. Tem como saber as condições da correia dentada apenas ao olhar?

    ResponderExcluir
  6. comprei um vectra 2,0 8valvulas 1998 com 274000 km rodados com gnv,quero saber quanto tempo um motor aguenta,e se fazer a manutencao preventiva fiz um bom negocio..um abraco!!!

    ResponderExcluir
  7. comprei um vectra 8 valvulas 2.0 1998 com gnv com 274000 km rodados,se fizer manutencao preventiva fiz um bom negocio..quantos km em media dura um motor chevrolet,um abraco!!

    ResponderExcluir
  8. boa noite. encontrei vocês hoje e estou gostando muito das dicas de vocês. tenho um santana 2005 e eu mesmo faço algumas manutenções dele e com as dicas da akikar com certeza eu vou melhorar muito. parabèns saúde e paz a todos

    ResponderExcluir
  9. Obrigado Castilho!
    Foi muito útil consultar o teu site...

    ResponderExcluir
  10. Recentemente me envolvi em um acidente de carro onde partiu a correia dentada. O mecânico a substituiu, mas disse que o carro está falhando. Que "dá pra andar, mas que está falhando um pouco". Segundo ele, depois de trocada a correia dentada é que ele percebeu que pode ter entortado as válvulas. Como sou leigo no assunto, minha dúvida é se realmente é necessário retificar o cabeçote, se é somente a troca das válvulas, se o motor está fora de ponto ou se é porque o carro ficou muito tempo parado (aproximadamente 1 mês) e seja alguma sujeira no combustível. Meu carro é um GOL SPECIAL 2001

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário.

Passando "compressão" do motor para o radiador

Quando o motor está em funcionamento, ou tentando entrar em funcionamento, durante a partida, o pistão comprimi a mistura de ar/combustível ...