Câmbio Automático patinando

Eu recebo várias ligações perguntando sobre câmbio automático que "parou de andar" ou esta patinando. E ao explicar que provavelmente queimou o pacote ou falo sobre algum outro componente, eu sinto que fica uma dúvida grande sobre o que estou falando.



Na foto de um cambio automático desmontado eu coloquei os nomes de alguns componentes mais comuns encontrados na maioria dos câmbios automáticos atuais.

O torque e potencia do motor são transferidos para as rodas através do câmbio automático, então quando existe uma falha o motorista percebe que o motor esta acelerando mas o carro não responde, pode estar havendo uma patinação entre a parte motora e a parte movida dentro do câmbio automático.

A parte motora, (eixo de entrada) esta ligada ao motor através do conversor de torque
(foto ao lado). A parte movida esta ligada as rodas, através do conjunto planetária e diferencial.

O que liga a parte motora com a parte movida são os pacotes de discos, então toda a força do motor passa por estes componentes do câmbio automático.

São pacotes porque são formados por discos de aço, normalmente presos a parte motora e discos de composite, normalmente presos a parte movida, um pistão hidráulico aplica uma força sobre eles unindo-os e forçando que girem igualmente, por atrito.


Quando, a força diminui, por algum motivo, como queda da pressão da bomba por entupimento do filtro de óleo do cambio automático, os discos vão deslizar uns sobre os outros fazendo a temperatura aumentar muito até a queima ou até mesmo o fusão entre eles.

Quando a força aplicada para unir o pacote de discos é zero o câmbio automático para, porém quando essa força existe mas é insuficiente para provocar a transferência de potencia o câmbio automático patina. Patinara até que não haja mais nenhuma condição de atrito entre os discos.


É uma explicação bem simplificada. Câmbio automático é muito mais complexo, mas espero ter ajudado a melhorar a compreensão sobre o assunto.

Um abraço.
Castilho
www.akikar.com.b
www.facebook.com/Akikar

49 comentários:

  1. boa tarde!
    tenho uma fielder 2005 1.8 16V automatica, ao passar de 3º para 4º em alta velocidade o carro fica chocho não evoluindo nada na velovidade, acho muito pouco para esse carro velocidade final 180Km/h, pode ser algo no cambio?

    ResponderExcluir
  2. boa tarde!
    tenho uma fielder 2005 1.8 16V automatica, ao passar de 3º para 4º em alta velocidade o carro fica chocho não evoluindo nada na velovidade, acho muito pouco para esse carro velocidade final 180Km/h, pode ser algo no cambio?

    ResponderExcluir
  3. Oi! Tenho um Santana 88 Gls automático, eu vinha á 100Km/h deus uns trancos reduzindo e o velocímetro parou de funcionar ao colocar em "N" as rodas da frente arrastaram. Desci mas nada verifique após continuar o velcímetro não funcionou mais e da um zunido quando reduso(nem sempre). Pode me dar uma orientação? Estou com o carro para pois me disserão ser caro o conserto. Desde já obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Finalmente encontrei uma explicação destes discos de composite, obrigado!

    ResponderExcluir
  5. Estoubpor um jetta 2007 deslizando na lenta, e melhor pedir para olhar logo ou espera fritar tudo..,!!

    ResponderExcluir
  6. Estou com um jetta 2007 deslizando nas lentas, mando olhar antecipado pra ficar mais barato ou o preço da na mesma se eu esperar fritar tudo.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde, gostaria se possível de ter uma opinião de vocês.
    Tenho uma scenic 2005 automática, o cambio entrou em emergência em uma viagem, então parei o carro em desliguei a chave, e por mais 5 vezes o mesmo entrou em emergência. Ele entra em emergência quando passa da 3 para 4 marcha. Depois desse ocorrido foi passado o scaner e o mesmo acusou que patinou a 4 marcha, foi resetado o defeito e rodei mais 1000 km e o mesmo entrou em emergência novamente, sempre em rodovia, nas duas vezes a temperatura externa estava em torno de 32 graus, também estava com o ar condicionado ligado.
    Fora isso o carro troca de marcha normal, sem trancos e barulhos.

    ResponderExcluir
  8. Olá boa noite!!!
    Gostei muito da explicação no site, gostaria de saber sobre o cambio automático do HONDA FIT modelo 2008, qual os cuidados que devo tomar ao comprar um e na sua opinião, qual a melhor compra automático ou manual? desde já agradeço....

    ResponderExcluir
  9. Ola tenho um santana gls automatico e quando bota a re ele anda e quando bota D anda mas tem que acelera de mas ja tire o filtro e linpei melhorou mas ainda ta lento des deja obrigado

    ResponderExcluir
  10. TENHO UM GALANTE 1994 CAMBIO PATINANDO O QUE SERA Q ESTA ACONTECENDO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola amigo, já conseguiu consertar?

      Excluir
  11. Olá,

    Tenho um Astra elite automatico e o problema é: Estava andando na rodovia normalmente quando de repente o carro mesmo engrenado perdeu tração, como se estivesse em N.
    Após pará-lo, desligar por uns 10segundos e tornar a ligar, ele funcionou normalmente. Porem apos todar cerca de 1km ele perdeu tração novamente!!!! E agora esta assim, a cada 1km perde tração e após desligar e ligar volta ao normal por mais 1km.

    Sou leigo no assunto, mas parece que quando desligo, o óleo da caixa desce e o câmbio funciona, após o óleo circular a tração para.

    Se alguém puder ajudar agradeço!
    Meu e-mail para contato e ajuda: jsg.jefferson@gmail.com

    Obrigado!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixe o carro ligado e verifique o nível do fluido, caso esteja baixo, complete. Se esse procedimento não resolver, indico levar a um mecânico especializado e baixar o carter trocar o fluido e o filtro.

      Excluir
    2. Putz o meu astra ta assim vou ter q fazer o câmbio se VC detectar o problema no seu astra manda um email me falando o q fez para grupokiconxeito@hotmail.com blz tmh

      Excluir
    3. Amigos estou com o mesmo problema no meu vectra 2006, adquirido há 50 dias, na garantia e brigando pelo reparo com a loja. Quem souber a causa e a solução do problema me ajudem, enviar email para arthursobrosa@hotmail.com. abraços

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. tenho um astra com esse mesmo problema, passei o aparelho nele e deu um COD 1700, ja tentei de tudo agora infelizmente joguei ele no chão para abrir, vamos ver se resolve.

      Excluir
    6. Tenho um marea com esse mesmo problema, e o cambio foi feito a menos de 1 ano

      Excluir
  12. Simples e direto... muito obrigado pela explicação Castilho.

    Sei que não vou desmontar uma caixa automática mas e ótimo ter pelo menos uma noção de funcionamento dela pra não ser enganado.

    Grato

    ResponderExcluir
  13. Simples e direto... muito obrigado pela explicação Castilho.

    Sei que não vou desmontar uma caixa automática mas e ótimo ter pelo menos uma noção de funcionamento dela pra não ser enganado.

    Grato

    ResponderExcluir
  14. Tenho um civic alto 2008. E ele esta sem forca sem arancada demorando fazer as trocas de machas e esta muito lento para chegar aos 100km por hora.

    Um qur deve ser?
    Quando eu forço um pouco ele fede a queimado.

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde tenho um Honda fit 03/04 aut 1.4 8 V trocaram a Janta do cabeçote e o fluxo do câmbio antes desse procedimento já estava , sem força na saida depois desses procedimentos continua Vc pode me dizer o q pode ser desde já agradeço

    ResponderExcluir
  16. Pó tenho um focus dando tranco nas passadas de marcha e pátina na terceira o q pode ser focus 2004 automático

    ResponderExcluir
  17. Pó tenho um focus dando tranco nas passadas de marcha e pátina na terceira o q pode ser focus 2004 automático

    ResponderExcluir
  18. Eu tenho um Omega australiano,ele funciona normalmente, até chegar a segunda marcha,a terceira e a quarta não entra,o que pode ser??

    ResponderExcluir
  19. Bom dia eu tenho uma zafira 2011-2012 elegance câmbio automático ele fica adiantado a marcha guando ando com ela em rotação baixa dentro da cidade alguém sabe o que pode ser

    ResponderExcluir
  20. Bom dia eu tenho uma zafira 2011-2012 elegance câmbio automático ele fica adiantado a marcha guando ando com ela em rotação baixa dentro da cidade alguém sabe o que pode ser

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde eu tenho um corolla 97 e esta dando problemas no câmbio automático anda uma certa distância o câmbio para de funcionar ( não entra marcha alguma )o carro simplesmente não anda aí desligo espero um pouco e.volto a ligar o carro aí funciona mais não por muito tempo,já troquei o óleo ,limpei o filtro aí o carro voltou a funcionar mais depois de andar um tempo voltou o mesmo problema

    ResponderExcluir
  22. Boa tarde eu tenho um corolla 97 e esta dando problemas no câmbio automático anda uma certa distância o câmbio para de funcionar ( não entra marcha alguma )o carro simplesmente não anda aí desligo espero um pouco e.volto a ligar o carro aí funciona mais não por muito tempo,já troquei o óleo ,limpei o filtro aí o carro voltou a funcionar mais depois de andar um tempo voltou o mesmo problema

    ResponderExcluir
  23. eu fui soutar o cambio da scenic e esqueci soltar comversor e afastou ocambio e ficou longe oconversor tem algul pbrema

    ResponderExcluir
  24. Boa noite... Tenho uma marea 2.4 automática 2003 , quando engato a ré ela fica patinando e não anda... O restante das marchas estão normais!!
    Alguém me ajuda?

    ResponderExcluir
  25. Boa noite... Tenho uma marea 2.4 automática 2003 , quando engato a ré ela fica patinando e não anda... O restante das marchas estão normais!!
    Alguém me ajuda?

    ResponderExcluir
  26. bom dia
    eu tenho dois santanas automáticos um ano 1994 e o outro 1996
    um deu problema no cambio só ta engatando a ré., pra frente não vai só pra trás, o problema eh que a cidade mais próxima de me onde tem mecânica especializada no assunta., fica a 750 km.
    estou com dificuldade.,
    ou outro carro sinto que estar roncando a caixa e perdendo bastante força
    existe alguma coisa que eu possa fazer para resolvemos por aqui mesmo??

    ResponderExcluir
  27. bom dia
    eu tenho dois santanas automáticos um ano 1994 e o outro 1996
    um deu problema no cambio só ta engatando a ré., pra frente não vai só pra trás, o problema eh que a cidade mais próxima de me onde tem mecânica especializada no assunta., fica a 750 km.
    estou com dificuldade.,
    ou outro carro sinto que estar roncando a caixa e perdendo bastante força
    existe alguma coisa que eu possa fazer para resolvemos por aqui mesmo??

    ResponderExcluir
  28. olá boa tarde estou procurando uma peça de dentro da caixa de marcha da Tucson que serve pro meu carro magentis é uma engrenagem. com a referencia: 4572139021 ele possui 75 dentes esternos e 16 dentes no meio. vc pode ter por ai? segue o link com a imagem da peça http://maktrans.net/index.php?route=product/search&search=4572139021&description=true&sub_category=true

    e-mail: ale-mineirinho@hotmail.com

    ResponderExcluir
  29. Oi tenho Omega 2005 e pediria uma luz meu câmbio está dando uns trancos e agora eu ando derrepente ele afroxa e vai parando sem força aí paro ligo depois ele anda mas um pouco depois para dinovo vc pode me dar a luz

    ResponderExcluir
  30. O câmbio c4 do meu landau passa suavemente da 1a. para a 2a. marcha suavemente, no entanto, não passa para a 3a. Chego a quase 100km por hora e não entra. Câmbio feito a alguns meses. De resto, tudo bem no câmbio.

    ResponderExcluir
  31. Ola, tenho um astra 2004, nunca deu problema no cambio substituo o oleo a cada 60.000 km (metade de cada vez), mas de uns dois anos para ca o velocimetro para depois do carro andar por um período. Troquei o sensor e não adiantou (troquei os dois)....senti o cambio um pouco quente..tem lógica o cambio começar a esquentar e esquentar o sensor e ele para de funcionar?.....penso isso porque depois com o carro frio, volta tudo ao normal

    ResponderExcluir
  32. Quando falta pressao de oleo oq esta acontecendo?

    ResponderExcluir
  33. Tenho um Vectra elegace mais ele não está engatando aí eu desligo e ligo ele engata dinovo mais anda uns 200 metros aí ele para de engatar

    ResponderExcluir
  34. Meu Corolla 2000 ferveu e foi feito o cabeçote, acontece que ao ferver ferve tambem o óleo do cambio, porque o óleo circula pelo radiador da água e quando passa de 113 ºC o óleo degrada e dai começa o cambio trabalhar fritando tudo por dentro, culpa do mecânico que não trocou o óleo do cambio.
    se tiverem esse problema com aquecimento troquem o óleo senão alem do cabeçote vai o cambio para o "Vinagre"

    ResponderExcluir
  35. Bom dia,tenho uma zafira automática, o carro anda bem,só q quando esquenta perde a força....Pode ser o filtro da caixa entupido???

    ResponderExcluir
  36. ola boa noite tenho taurus 97 esta sem andar por motivo cambio vc poderia me ajudar ou ate enviar valores do conserto do cambio desde ja obrigado.

    ResponderExcluir
  37. sou de cubatao qualquer novidade meu cel 13 78078606 ou 94*29596

    ResponderExcluir
  38. Levo me corolla em.uma.oficina o mechanical dose Que o also gave velho Android 130mil nunca troquei...Ele recommend a troca oleo atf normal viajei no oleo dia ele member sail da garage sera Que o oleo ta reason ?

    ResponderExcluir
  39. Bom dia tenho uma marra automática 2002 ela anda 200mt e perde a fica alguém ai pode mi ajuda para ter nocao ela essa semana ferveu ser a que foi por isso fico no aguardo de ajuda tel 51995710241 watts junto abraço a todos

    ResponderExcluir
  40. Descupé uma marea

    ResponderExcluir
  41. ola boa tarde tenho um honda civic 2008 e ele vibra ou patina eu acho que è a terceira marcha, jà levei no mecanico e ele falou que trocando o oleo resolve, já outro diz que nâo ..alguem de vcs podem me ajudar... DEUS ABENÇOE.

    ResponderExcluir
  42. Tenho un Honda Civic lx automático ele não para de piscar o draiv en d 4 e não ten força pra frente somente anda de ré ..E msmo assim piscando no d 4.

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário.