terça-feira, 11 de junho de 2013

Quebra do Diferencial

A quebra do diferencial é bem comum em veículos com rodas de tamanho especial. No caso do exemplo, é um VW Golf 2.0 Automático, com rodas Aro 20 e pneus 225/35Z R20. O diâmetro externo do pneu é aproximadamente 64 cm. Original é  Roda 6J x 15, pneus 195/65 R 15. Aproximadamente 59 cm de diâmetro externo, do pneu.
Quando uma roda tem mais tração que a outra por estar com mais aderência, pode fazer com que a outra rode em falso, até que encontre uma superfície e tenha aderência também, provocando um tranco. Dependendo desse tranco pode ocorrer a quebra.
Isso pode ocorrer em saliências e depressões na pista ou em buracos. Pode acontecer também em valetas e ao subir ou descer de calçadas. Quando há uma condição que não permite que as duas rodas tracione por igual. Quem já viu uma Kombi com um sujeito trepado no para-choque pulando para fazer com que a roda encoste no chão enquanto o motorista acelera, queimando a embreagem?
 
Observe que o pino entorta antes de quebrar:
 
Também já vi quebrar em arrancadas, quando os pneus ficam patinando.
O mais comum é quebrar o pino da planetária, mas pode quebrar a homocinética, junta tripoide ou o eixo.


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2 comentários:

  1. amigo tenho um chevette 91, quando vou sair(arrancar) sinto um tranco uma pancada que vem do diferencial, curioso tirei a tampa do diferencial e reparei que o pino(eixo) dos satélites estão com uma grande folga. e ta roncando e vibrando bastante a 70km em diante, sera que so a troca desse pino resolve meu problema ou vou ter que trocar os satélites também? agradeço..

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  2. Sidney Simões12/09/2013 7:24 PM

    Estou com 2 problemas no meu Astra automatico 2003, 1º ) todos os ponteiros do painel não funcionam, entretanto é intermitente, vez ou outra ficam normais 2º) a alavanca do câmbio (automatico) está deslizando livremente, não está funcionando o botão que o faz travar na marcha que se quer posicionar. Como resolver tais problemas?

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