segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Lavar ou não lavar o motor do carro (cuidado com a injeção eletrônica)

Afinal, pode ou não lavar o motor do carro?






Ai esta um assunto que causa uma certa polemica, na oficina, sempre aparece alguém que depois de lavar o motor do carro, passou a ter uma falha ou motor nem pegou mais.


Na Akikar Auto Mecânica, nós lavamos, ou como falamos aqui, limpamos os motores dos carros, não de todos, só daqueles que for necessário, por estarem muito sujos ou por razão do serviço que será executado. Mas, aos meus clientes, digo para não lavar o motor, nem em casa e nem em lava-rapidos ou postos de gasolina.


Essa é uma tarefa que não pode mais ser feita facilmente, sem riscos, são necessários alguns conhecimentos, como identificar os componentes do motor, a função de cada um, se podem molhar, receber produtos de limpeza e quais produtos.


A limpeza de um motor sempre foi arriscada e devido a grande variedade de componentes eletrônicos, nos carros atuais, é assunto para profissionais.

O modelo da foto ao lado foi o primeiro carro, que me lembro, que trouxe o modulo de injeção no compartimento do motor, o Fiat Tipo, e foi também o primeiro a dar prejuízo aos lavadores de carros, pois entrava água e outros produtos que eles usam, dentro do módulo da injeção, causando danos muitas vezes irreparáveis.


Nos modelos mais atuais, há uma tendência para os motores terem coberturas protetoras. Essas coberturas tornam o visual do motor mais atraente e entre outras coisas, protegem peças e conectores eletrônicos e ajudam no arrefecimento contribuindo para um melhor fluxo de ar.

Lavar o motor pode causar danos na hora ou no futuro, no alternador, motor de partida, bobina de ignição e componentes eletrônicos. Além dos danos que os componentes químicos, como solventes e ácidos causam nas mangueiras, borrachas de coxins, cabos de velas e fios dos chicotes elétricos.

Então, os motores podem ser lavados, em alguns casos é até necessário, mas ao fazer tem certos cuidados a serem tomados. Lembre-se que o motor pode funcionar perfeitamente sujo, não há nenhuma necessidade que ele esteja brilhando pra funcionar.




Há até quem diga, que aquela sujeira que fica colada no motor ajuda na conservação. Mas não é bem assim, pois se for óleo, é necessário encontrar o vazamento e corrigir, pois a sujeira de óleo vai danificar mangueiras e borrachas entre outras peças. Além disso, esse óleo vazando vai atingir o solo e se tornar um agressor do meio ambiente muito perigoso.


Você já observou nos estacionamentos dos shoppings e supermercados, as manchas de óleo que os carros deixam lá?


Um abraço a todos!


Castilho

21 comentários:

  1. Castilho, boa noite!
    levei meu carro, um versales 96 para regulagem da marcha lenta, ja vai para umas 3 semanas que tenho notado uma aceleracao grande, principalmen te quando parado em ponto morto. o mecanico me disse que tendo feito o servico o carro continuara acelerado uns dias( uma semana aproximadamente) ate a uc reconhecer sei la o que e o carro voltar ao normal. e assim mesmo que acontece? o carro nao deveria sair da oficina com o problema corrigido?

    ResponderExcluir
  2. castilho, bom dia!
    troquei a junta do cabeçote, por conselho do mecãnico, a agua ja estava misturando com o oleo do motor,costatamos atraves da tampa do tucho pouca coisa nâo que tenha queimado a junta do cabeçote totalmente, assim que o carro acendeu a luz vermelha eu parei o carro.
    entâo peguei o carro na oficina depois de pronto, e senti que o carro nâo estava trabalhando direito.
    ele por sua vez, mediu apressâo do mator atravez da saida da velas e a primeira saida deu 12 a deg.11 a terçeira 6 e a ultima 10 dai constatou que a terceira valvula nâo estava trabalhando diacordo como deveria ou seija [apressâo nâo estava igual], teve que abrir novamente.
    o mecânico disse que teria que esmerilhar as valvulas. ele nâo deveria fazer isso antes, ou aproveitar quando foi dado passe no cabeçote,
    ele poderia ter pedido para retifica dar uma geral no cabeçote, e agora, tenho que pagar novamente pelo serviço. aguardo sua resposta.
    e desdeja agradeço sua atenção, obrigado
    castilho

    ResponderExcluir
  3. castilho, só eu novamente, arespeito da pergunta
    que eu fiz, sobre a pressão da terçeira valvula que deu 6 na medição do cabeçote. ou se tenho que pagar pelo serviço novamente.
    meu carro é um escort europeu,95 com gnv mais uma vez obrigado.
    meu,email é an-nunes20@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. opa castilho estou com problema em 1 parati 97 gls 2.0 ela nao consegue manter a lenta. levei no mecanico ele colocou scaner testou o motor de passo,e por fim mexeu mexeu e nao resolveu nada deixou como estava e ainda me cobrou pelo serviço

    queria saber o que vc pode me ajudar sobre este meu problema

    aguardo respostas


    meu email é=nioleihermes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. oi meu nome é celio; meu carro é um fiat palio ano98 e no paineu do meu carro; estar asendendo a lus da injeção; o que poderia ser? obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola celio isso ocorre quando a rotação
      Nao esta batendo com a marcha que vc
      Esta usando por exemplo vc esta a 40por hora em quinta marcha entendeu
      Esta luz que acende indica que vc não esta com a marcha correta para a rotação

      Excluir
  6. meu carro e um palio 97 ele foi lavado omotor e agora ele ta como uma problema quando eu ceguro o pe no acelerador ele fica querendo de minuir e aumenta so zinho

    ResponderExcluir
  7. Olá! Faz uns 2 meses eu fiz a troca do filtro de ar original para um filtro de ar esportivo. Fiz a troca em casa sem consultar meu mecanico. Tenho um Vectra GLS 98 2.0 8v.
    O que acontece é que sinto que depois disso ele varia a aceleração quando faço isso em "ponto morto" O giro sobe, desce e da uma leve subida outra vez e volta ao normal.
    Devo fazer alguma regulagem na Injeção para utilizar o filtro?

    ResponderExcluir
  8. Olá Castilho...

    Boa noite, excelente blog, pena que não conheci o blog antes, hehe, pois lavei o motor(meti a cara) e agora está acendendo a luz da temperatura (termostato creio eu), vi nos fóruns da vida que poderia ser uma curto no sensor de temperatura devido a àgua, mas será isso? Tenho um palio 96/97 ED, e espero que possa me ajudar...grato pela atenção, abrazz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou com o mesmo problema, no mesmo veiculo.
      Como resolveste amigo?

      Excluir
  9. oi como vai meu nome é antonio, tenho um verona 94 1.8 e ele está muito acelerado,o que pode ser já limpei o bico: mas não funciona,troquei o alternador e nada.

    ResponderExcluir
  10. Olá Castilho! Meu nome é CLAUDEMIRO resido no RJ, e recentemente comprei um VECTRA-97 CD 16v. Êsse blog é muito legal, dá muitas informações técnicas. Estou precisando de informações sobre a perda de forças do meu VECTRA. Após trocar a água enferrujada pelo líquido de arrefecimento PARAFLU em seguida passei um desengraxante e joguei água com uma mangueira para tirar a sujeira do motor, nos primeiros instantes o motor funcinou bem, sair para dar uma volta e o carro passou a perder força chegando a para de funcionar o motor. O que será que aconteceu?
    E-mail:
    clodo9973@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Bom dia, achei muito interessante seu blog e plausível da sua parte querer ajudar seus clientes e futuros clientes através deste.Minha pergunta é: O motor do carro foi lavado e agora ele está com aceleração alta e constante, o que pode ter acontecido e o que fazer, tenho que levar ao mecânico?Grata nilsa_t@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  12. Por gentileza, a pergunta acima é para o Sr Castilho.Grata nilsa_t@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  13. Pessoal,vamos fazer uma vaquinha e pagar a fiança do sr. Castilho?

    ResponderExcluir
  14. eu mesmo posso trocar o senso da macha lenta

    ResponderExcluir
  15. e verdade eu lavei o motor do meu carro para ficar bonito e tive um prejúiso

    ResponderExcluir
  16. Olá, Castilho, tenho um Pálio Essence 1.6 16v 2012/2013. O problema é que moro no interior e as estradas tem muita poeira. As perguntas são as seguintes: O motor fica com bastante poeira,devo lavar ou não o motor? Essa poeira interfere no câmbio automatizado? Castilho, seu blog é muito interessante e colaborativo, lí todo ele e as duvidas que você tirou, ai então te pergunto: Aquelas dicas para carros com câmbio AUTOMÁTICO servem também para câmbio AUTOMATIZADO, NO CASO FIAT DUALOGIC?
    Um forte Abraço e verdadeiras considerações.; José Maria. Flores-Ceará

    ResponderExcluir
  17. ola castilho tenho um siena el 1.0 quero lavar o motor dele o que devo isolar

    ResponderExcluir
  18. ola,castilho tenho um siena 1.0 2010 quero saber o que isolar para lavar o motor dele.vanderleiotani@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  19. oi,lavei o motor do meu carro,um xsara 2001 automático, depois que eu lavei começaram a surgir barulhos estranhos no carro apitando sem para ele também acusa q a porta está aberta mesmo se todas estiver fechada,se deixar ele parado por um dia a bateria descarregar!!Alguém saber oque é?Por favor me ajudem!!

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário.