terça-feira, 26 de maio de 2009

Vantagens e desvantagens do cambio automático

Eu achei este vídeo muito interessante, dá boas informações sobre câmbio automático.

Note: Tem uma parte que ela fala da manutenção do câmbio automático, que ainda é muito especializada...



A única coisa que eu não concordo com este vídeo é a parte onde a linda repórter, Ana Cristina Pimenta diz que "...o recomendável é que o motorista treine o pé esquerdo para acionar o freio ..."

Isso não pode. É melhor seguir a primeira coisa que ela fala: "... tem gente que diz que pra guiar um carro automático é preciso esquecer o pé esquerdo..." Isso mesmo.

Por questão de segurança, para frear deve-se usar o pé direito, o mesmo que acelera, pois se você esta freando não precisa acelerar e visa-versa. Não dá nem pra pensar em manter o pé direito no acelerador durante uma emergência de freada brusca.

Há veículos com câmbio automático que tem o pedal de freio bem largo, sugerindo que em emergências tem que pisar no freio com os dois pés. Seria uma opção, mas nunca com o pé esquerdo. Frear com os dois pés somente para quem é acostumado assim.

Há também uma pequena falta de informações sobre as funções da alavanca. O uso de forma correto da alavanca em carros com câmbio automático é muito importante, ela poderia ter detalhado mais. (veja aqui, mais informações sobre a alavanca)


Um abraço a todos.
Castilho.



12 comentários:

  1. Sergio4/6/09

    Eu freio e acelero com o pé direito, no começo quando eu ainda não sabia usar eu freiava feio, na hora que o carro ia trocar a marcha, eu pisava no freio como se fosse pisar na embreagem.

    ResponderExcluir
  2. João Carlos24/7/09

    Olha, tomara que ninguém assista esta reportagem, pois essa de frear com o pé esquerdo foi de matar. Na verdade a maior largura do pedal é apenas para ajudar naqueles momentos em arrancada em subida muito forte.

    ResponderExcluir
  3. Ellison30/8/09

    A moça tá mal assessorada. freiar com o esquerdo só em carro de corrida.
    Imagina quem tem dois carros um automático e outro não, tem que trocar de cérebro cada vez que troca de carro . hahaha.

    ResponderExcluir
  4. O video explica bem sobre o câmbio automático! Sempre tive curiosidade de sabr a diferença de automático para o automatizado...
    Agora essa da frear com pe esquerdo é dureza

    ResponderExcluir
  5. Anônimo3/6/10

    e pra matar frear com pe esquerdo

    ResponderExcluir
  6. A maior parte das pessoas que aprenderam a dirigir com carro manual com certeza vai estranhar frear com o pé esquerdo. Contudo, eu aprendi a dirigir em carro automático e sempre dirigi carros automáticos. Freio com o pé esquerdo e a precisão e velocidade de reação é bem melhor. Claro que as pessoas que se condicionaram a usar o pé esquerdo somente para embreagem não terão sensibilidade para controlar o freio adequadamente. É só questão de treino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo4/12/12

      Muito bem Caio, eu também treinei o pé esquerdo para freiar e o faço com maestria tirando o pé do acelerado na hora de freiar.

      renato dantas.

      Excluir
    2. Anônimo19/12/12

      Disse tudo o Caio, carro automático é pra se frear com o pé esquerdo, os americanos fazem isso, sem contar que o tempo de reação é menor.

      Excluir
    3. Anônimo11/3/13

      Ah, se os americanos freiam com o pé esquerdo, temos que frear também.

      Excluir
    4. O correto é usar o pé direito, o sistema foi pensado assim, para evitar que em freadas de emergência, o acelerador não seja calcado. Pois quando se esta freando, obviamente não se quer acelerar e em uma emergência menos ainda.

      O importante é dirigir com segurança. E usar o veículo da melhor forma possível.

      Um abraço, e muito obrigado pelas dicas.

      Excluir
  7. Anônimo2/6/13

    ola! tenho um esccort xr3 94 e ele deu um defeito na bobina,substitui por uma outra mas agora nao ten sinal de pulço no chicote que esta conectada a bobina,ja conferi o chicote substitui a ezk e outra central q fica do lado direito; nada resolveu. sendo q no distribuidor tem sinal de pulço,tens alguma dica?

    ResponderExcluir
  8. Como faço para baixar a aceleração de um escort zetec 16v-1999. Ele fica na lenta em torno de 1200rpm.

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário.